domingo, 30 de dezembro de 2012

instalações

     Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos orgânicos em um ambiente.
     É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações...
    Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.
    A primeira instalação artística da história foi o "Merz Boo", ou "Casa Merz", o apartamento do poeta e artista plástico Kurt Schwitters, transformado por ele em uma obra de arte, de 1926, na cidade alemã de Hannover.

Instalações:




















Artistas de instalações artísticas:

Kurt Schwitters, foi um artista plático, poeta, pintor e escultor alemão, além de ter se aventurado por outras artes. Conhecido do grande público atualmente, principalmente, por suas colagens, foi, no entanto, um multi-artista que inventou a artes de instalações artísticas e precursor da chamada Nova Tipografia Suas inovações iriam, definitivamente, conduzir muito da arte dos século XX e início do XXI.

Kurt schwistters

Artur Barrio
Ingressou na Escola de Belas Artes em 1967 e foi um dos primeiros artistas a realizar gigantescas instalações com composições caóticas, onde misturava múltiplos elementos.
A maioria de suas obras não pode ser guardada em museus nem pendurada na parede. Ele faz arte conceitual, cria performances, e valoriza a experiência e não a imagem ou o objeto. Suas intervenções caracterizam-se pela utilização de materiais efêmeros e precários, como o sal, o papel higienico, o sangue, o pó de café, o pão, a carne. Uma de suas obras mais conhecidas é justamente a intitulada Livro-carne, um pedaço de carne talhado em forma de livro que, após alguns dias, decompõe-se diante do público e tem de ser reposto a cada 3 dias. O "livro-carne" participou de exposições em Paris e na Bienal de São Paulo.

Artus Barrio

Assemblage

    Assemblage é um temo grego  trazido á arte por Jean Dubuffet em 1953. É usado para definir colagem com objectos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseado no principio de tudo  e que qualquer material pode ser incorporado  a uma obra de arte sem que esta perca o seu sentido original.
Ao utilizar-se varias e diversos materiais como papeis, tecidos, madeira "colados" em tela, o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura.
    A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 - 1973) e Georges Braque (1882 - 1963). Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal, papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc, a colagem liberta o artista de certas limitações da superfície. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que pode dificultar o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura.

exemplos de Assemblage:






quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

relatório critico do trabalho do concurso


Com base no trabalho elaborado para o concurso de artes, acho que deveria ter sido melhor executado. A ideia deveria ser mais ex pandida e mesmo que tenha gostado um pouco da ideia, a estrutura final não foi do meu agrado . Achei demasiado simples e que deveria conter talvez mais elementos. Deveria melhorar aquilo que queria transmitir e pensar algo mais inovador.
Tinha intenções do produto final ser algo volumoso como se fosse escultura, mas não iria ficar bem e as ideias iam se esgotando. Achei interessante as técnicas e os materiais utilizados que adicionaram textura ao trabalho e no geral o trabalho ficou bonito contudo necessitava de ser um pouco mais trabalhado.
Para um próximo trabalho espero melhorar todos os aspecto críticos negativos que referi.
 Gostei de participar no concurso, foi uma experiência que não tinha passado antes.

domingo, 9 de dezembro de 2012

trabalho do concurso " mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"

    


 Meu trabalho foi elaborado numa tábua de madeira com tinta guache, gesso, ligaduras de gaze e cola branca. 
Foi inspirado um mundo com duas mãos a sair simbolizando a sociedade e uma ampulheta simbolizando o tempo que passa.
  Todos temos vontade de mudar algo com o tempo, até mesmo o nosso planeta mas forma de mudança não é fácil, exige de nós imensa força de vontade e tempo. Exige o trabalho de todos os dias acordar e lembrar que é preciso mudar.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

trabalho pratico na aula

experiências:























trabalho escolhido e elaborado:



Produto Final:

Esse foi um trabalho elaborado na aula, composto por duas formas, rectângulos e quadrados.
 Foram feitos vários estudos com colagem em cartolina, e após escolhermos uma das experiências  com molduras em cartão de um rectângulo e um quadrado, foi pintado em acrílico numa tela de madeira, feita com gesso..
    Numa segunda parte do trabalho, com acrílico azul, tornei a fazer os mesmos efeitos sobrepondo aos anteriores, fazendo dele um trabalho mais abstracto.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jean Michel Basquiat



Jean Michel Basquiat
    Jean Michel Basquiat  nasceu em Nova Iorque, Brooklyn, a 22 de Dezembro de 1960 e faleceu a 12 de Agosto de 1988 em Nova Iorque, foi um artista americano.
Ganhou popularidade como grafiteiro e então como neo-expressionista. As pinturas de Basquiat ainda são influencia para vários artistas.
    Desde pequeno demonstrou uma aptidão incomum para a arte e foi influenciado pela sua mãe a desenhar, pintar e a participar em actividades relacionadas com o mundo artístico.

Obras de Jean





Andy Warhol

    
Andy Warhol

     Andy Warhol nasceu em Pittsburgh a 6 de Agosto de 1928 e faleceu a 22 de Fevereiro de 1987 em Nova Iorque, foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior de movimento de pop art.
    Os anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da Publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe,Liz TaylorMichael JacksonElvis PresleyPeléChe Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.


Obras de Andy



   

Lucian Freud

   


Lucian Freud
   Lucian Michael Freud nasceu a 8 de Dezembro de 1922  em Berlim e faleceu em  londres, a 20 de Julho de 2011, foi um pintor nascido na Alemanha e naturalizado britânico em 1939.
    As primeiras pinturas são frequentemente associadas  com o surrealismo e por apresentar pessoas  e plantas em justaposição incomuns. Esses trabalhos sao pintados com pintura  magra e apartir de 1950, começou a pintar retratos, geralmente nus e começou a usar um impasto mais espesso.
    Os retratos de Freud geralmente apenas representavam os modelos, as vezes nus no chão ou na cama, mas as vezes o modelo é justaposto com algo mais, como em Menina com um cão branco e Homem nu com chapéu. Os temas de Freud são geralmente de pessoas nas suas vidas; amigos, família, amores, crianças.

Obras de Lucian






John Baldessari



John Baldessari
     John Baldessari Anthony (nascido em 17 de junho, 1931) é um artista americano conceitual conhecido por seu trabalho com fotografia encontrada e imagens apropriadas. Vive e trabalha em Santa Monica e Venice, na Califórnia
Inicialmente  um pintor, Baldessari começou a incorporar textos e fotografia em suas telas em meados de 1960. Em 1970 ele começou a trabalhar em gravura, filme, vídeo, escultura, instalação e fotografia.  Ele criou milhares de trabalhos que demonstram e, em muitos casos, combine-o potencial narrativo das imagens e o poder associativo de linguagem dentro os limites da obra de arte.

Obras de Baldessari






Hannah Hoch

    Hannah Hoch  nasceu em Gota, Alemanha, a 1 de Novembro de 1889 e faleceu a  31 de Maio em Berlim. foi uma das mais importantes representantes  do movimento dadaista e precursora da fotomontagem. 
Estudou desenho em vidro e artes gráficas e já em 1919, estava , por completo, evolvida com o Dadaismo, colaborando com suas publicações e e tornando-se pioneira na arte de fotomontagem.
    Embora durante a sua vida, o seu trabalho nunca tivesse sido verdadeiramente aclamado, continuou a produzir as suas fotomontagens e a exibi-las até a data da sua morte.
    Relativamente ás suas obras, Hannah reflectiu a justaposição entre a mulher alemã moderna e a mulher alemã colonial. Ao fazê lo desafiou as representações culturais da mulheres, levantando questões relativamente a sexualidade das mulheres e aos seus papeis de género  na nova sociedade. Com as suas imagens Hoch abordou os medos, possibilidades e as novas esperanças para as mulheres na Alemanha moderna.

Obras de Hannah




Rosemarie Trockel

Rosemarie Trockel (1952-) Nasceu em Schwert. Vive e trabalha em Colônia. Artista conceitual alemã com grande projeção internacional na arte contemporânea. Sua obra fala sobre a mulher e seu papel na sociedade. Discute a cultura, a produção artística e a sexualidade. Estudou Antropologia, Sociologia e Matemática para tornar-se professora. Mais tarde, estudou pintura na Werkkunstakademie em Colônia. É professora da Kunstakademie em Dusseldorfe. Recebeu vários prémios em seu país. Desenho, pintura, objectos  instalações, vídeo, fotografia e escultura são os meios usados para construir sua obra. 

   Obras de Rosemarie






segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Hélio Oiticica

     Hélio Oiticia nasceu a 26 de julho de 1937 no Rio de Janeiro  e faleceu a 22 de Março de 1980. Foi um pintor, escultor, artista plástico e perfomático de aspirações anarquistas.
     É considerado por muitos um dos melhores artistas mais revolucionários e sua obra experimental  e inovadora é reconhecida internacionalmente.
     Na década de 1960, Oiticica, criou o Paangolé um pintura viva, é uma espécie de capa que so mostra os seus tons, cores, formas, texturas, grafismos e textos e os materiais que é executado ( tecido, borracha, tinta, papel, vidro) a partir dos movimentos de alguém que o avista. Asssim é considerada uma escultura móvel.
     Outras  de suas criações são os Bólides, recipientes cheios de pigmetos que trazem a cidade para uma amostra de arte.

Obras de Hélio Oiticica

  


Parangolés

Os Parangolés é um conjunto de obras que nasceu, segundo o próprio artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".
 
 
Bólides
 

 Os bólides, recipientes cheios de pigmento que trazem a cidade para uma mostra de arte.

sábado, 6 de outubro de 2012

Ai weiwei

Ai Weiwei

   Ai weiwei nasceu em Pequim a 28 de Agosto de 1957, é um artista chinês, um designer arquitetônico, artista plástico, pintor, comentarista e artivista social.
No seu trabalho artístico Weiwei foi assessor artístico na construção do " Novo pássaro" onde  foi celebrado os jogos olímpicos de Pequim de 2008.
   No trabalho como artivista, foi conhecido por suas criticas á construção de uma instalação escolar. Em Novembro de 2010, ficou em prisão domiciliar depois de denunciar á organização de uma confertenização, com a pretensão de denunciar a demolição do seu estúdio em Xangai. 

Obra de Ai Weiwei

Forever Bicycles



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos


    Joana Vasconcelos nasceu a 8 de Novembro em Paris,é uma artista plástica portuguesa. Trabalha no ramo internacional de arte contemporânia.
    A criatividade de Joana, nas suas obras, sao com base na descontextualização e subversão de objectos e realidades do quotidiano.
   As esculturas e instalações de grande escala e dominio da cor, colaboram na materialização de conceitos desafiadores das rotinas do quotidiano.
   Apartir das suas engenhocas, a artista fas uma visão critica da sociedade contemporânia.
  No dominio da arte pública, assumem revelancia no trabalho de Vasconcelos, tendo as obras: " A joia do Tejo"; "Portugal a Banhos"; "sr Vinho"; " Piano Dentelle", entre outros.
 
Algumas obras de Joana Vasconcelos:


                           
Piano Dentelle



Sr. Vinho
 
 
A jóia do Tejo