Assemblage é um temo grego trazido á arte por Jean Dubuffet em 1953. É usado para definir colagem com objectos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseado no principio de tudo e que qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte sem que esta perca o seu sentido original.
Ao utilizar-se varias e diversos materiais como papeis, tecidos, madeira "colados" em tela, o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura.
A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 - 1973) e Georges Braque (1882 - 1963). Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal, papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc, a colagem liberta o artista de certas limitações da superfície. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que pode dificultar o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura.
exemplos de Assemblage:
Sem comentários:
Enviar um comentário